Tritão ventre de fogo (Cynops orientalis)

Salamandras, Tritões e afins

Moderator: Moderadores

Re: Tritão ventre de fogo (Cynops orientalis)

Postby T-Rex on Tue Mar 02, 2010 8:44 am

Pronto, está bem Raquel tens razão! :wink: Obrigado pela correção, sabes é que não estou familiarizado com os nomes tecnicos, já agora sabes qual o nome que dão aos antibioticos mais fracos, aqueles que são para aplicar nas primeiras horas?
cumps
T-Rex
Adulto
Adulto

Postby Tartaruguinha on Tue Mar 02, 2010 11:42 am

bem..
basicamente tens dois grupos de AB:
os topicos (tipo aquelas pomadas que se poem quando se tem feridas infectadas, se fazem piercings, etc)
os sistemicos (aqueles que se tomam e sao difundidos, actuando por todo o organismo..)

agora, quanto a serem mais "fortes" ou mais "fracos", não e bem assim..
tesn os de largo espectro, que dao para muitos grupos de bacterias, e tens os mais especificos, que so dao para um ou dois grupos..
os especificos tendem a ser mais eficazes, mas so devem ser dados depois de se fazer uma cultura bacteriana para se saber qual e o agente que esta a causar a doença..

o que tu estas a dizer sao provavelmente antibioticos de largo espectro, muito gerais e pouco eficazes, porque de cpntrario nao poderiam ser vendidos nas petshops.. mas deixa-me que te diga que, graças a estarem a ser tao difundidos, a quantidade de resistencias ja e tanta que o sal e mais eficaz.. lol
0.1.0 Cynops orientalis
Tartaruguinha
Adulto
Adulto

Postby T-Rex on Tue Mar 02, 2010 1:06 pm

É isso mesmo, os topicos! 8) Não me conseguia lembrar do nome nem por nada! Obg! :wink:
1º Devem ser aplicadas curas basicas, tais como banhos de sal, etc.
2º Caso as primeiras curas não mostrem qualquer efeito, ao fim de 3/4 dias deve-se partir para os topicos, ou seja criar uma solucção aqua com eles e submergir lá o animal.
3º Caso a infecção persista deve-se ir ao vet pedir que receite um antibiotico sistemico, o qual é aplicado da mesma forma.
Em suma são este os procedimentos que devemos ter caso notemos alguma infecção.
Caso a infecção seja fungica sempre podemos tentar remover os fungos! :wink:
cumps
T-Rex
Adulto
Adulto

Postby etiko on Tue Mar 02, 2010 4:07 pm

T-Rex wrote:Etiko, etiko, grande etiko! Espreita aqui: http://www.caudata.org/cc/articles/Mixi ... ters.shtml
Depois diz-me o que achaste do artigo! :wink:

T-Rex eu já tinha visto isso. Mas o que perguntei é se o peixe pode fazer algum mal ao tritão. Que o tritão pode fazer já eu sei mas o peixe também não se deixa apanhar porque é mesmo muito rápido! E também é de ter em conta que os Cynops Orientalis portam-se bem :p
etiko
Juvenil
Juvenil

Postby Isy on Wed Mar 03, 2010 7:30 pm

Tartaruguinha e T-Rex, obrigada pelas respostas!
Eu não respondi antes mas vi as vossas respostas, só dei uma olhada sem logar mesmo.
Desde ontem o Trinity já está num ambiente seco, com o papel molhado e com uma humidade mínima mantida pra ele. Tenho tanta pena dele... meu pedido de desculpas a ele vai ser gastar em veterinário e em remédios :? Já marcamos uma consulta no Hospital Veterinário Montenegro do Porto (http://www.hospvetmontenegro.com/store/ ... s&categ=12) pra essa semana ainda.
Quando eu tiver mais novidades a respeito do estado do Trinity, coloco aqui! E caso alguém tenha mais informações e dicas a adicionar, que coloque também :)
;) Isy
Isy
Juvenil
Juvenil

Postby T-Rex on Thu Mar 04, 2010 2:28 am

Isy wrote:Tartaruguinha e T-Rex, obrigada pelas respostas!
Eu não respondi antes mas vi as vossas respostas, só dei uma olhada sem logar mesmo.
Desde ontem o Trinity já está num ambiente seco, com o papel molhado e com uma humidade mínima mantida pra ele. Tenho tanta pena dele... meu pedido de desculpas a ele vai ser gastar em veterinário e em remédios :? Já marcamos uma consulta no Hospital Veterinário Montenegro do Porto (http://www.hospvetmontenegro.com/store/ ... s&categ=12) pra essa semana ainda.
Quando eu tiver mais novidades a respeito do estado do Trinity, coloco aqui! E caso alguém tenha mais informações e dicas a adicionar, que coloque também :)

Não te esqueças de lhe fornecer tambem esconderijos e escapes secos, tais como pedras, etc! :wink:
boa sorte
T-Rex
Adulto
Adulto

Postby Isy on Tue Mar 09, 2010 12:03 am

Demorei mas cá estou!

Sexta-feira foi a consulta com o veterinário. O nome dele é Joel Ferraz, e foi muito simpático e prestativo. Ele disse que é muito comum as salamandras serem atacadas por um vírus, e provavelmente isso aconteceu com ele e as bactérias se aproveitaram e também atacaram. Foi receitado um antibiótico a ser administrado por via oral (!!!) e iodo pra aplicar com algodão. Lá ele já deu a 1a dose ao Trinity e nos ensinou como fazer... que peninha que dá do bichinho! Temos que abrir a boquinha dele usando um papel dobradinho e dar uma gotinha do antibiótico diluído com uma seringa... dá bué de trabalho! Já fizemos 3x aqui, ontem foi bem difícil mas hoje foi rapidinho. O antibiótico (não sei qual é, mas é um de largo espectro) ele tem q tomar 1x ao dia, e o iodo (também diluído) é 2x ao dia. Acho que a perna já tá melhorando, antes tinha umas protuberâncias feias e tava bem inchada, e agora está mais lisa, mas ele não a tem usado, acho que dói.
Amanhã vamos ligar pro doutor pra atualizá-lo e pra que ele nos dê qualquer nova indicação, era pra termos o feito hoje mas esquecemos. Acho que tá dando certo :) , só espero que o Trinity não sofra muuito com o estresse de ser manipulado e apertado todos os dias :(
;) Isy
Isy
Juvenil
Juvenil

Postby Isy on Tue Mar 09, 2010 12:05 am

Ah, e ele disse que não foi muito bom ter deixado o Trinity fora da água, que o melhor teria sido deixar a temperatura da água acima dos 20 graus.
;) Isy
Isy
Juvenil
Juvenil

Postby Tartaruguinha on Tue Mar 09, 2010 8:09 pm

Isy wrote:Demorei mas cá estou!

Sexta-feira foi a consulta com o veterinário. O nome dele é Joel Ferraz, e foi muito simpático e prestativo. Ele disse que é muito comum as salamandras serem atacadas por um vírus, e provavelmente isso aconteceu com ele e as bactérias se aproveitaram e também atacaram. Foi receitado um antibiótico a ser administrado por via oral (!!!) e iodo pra aplicar com algodão. Lá ele já deu a 1a dose ao Trinity e nos ensinou como fazer... que peninha que dá do bichinho! Temos que abrir a boquinha dele usando um papel dobradinho e dar uma gotinha do antibiótico diluído com uma seringa... dá bué de trabalho! Já fizemos 3x aqui, ontem foi bem difícil mas hoje foi rapidinho. O antibiótico (não sei qual é, mas é um de largo espectro) ele tem q tomar 1x ao dia, e o iodo (também diluído) é 2x ao dia. Acho que a perna já tá melhorando, antes tinha umas protuberâncias feias e tava bem inchada, e agora está mais lisa, mas ele não a tem usado, acho que dói.
Amanhã vamos ligar pro doutor pra atualizá-lo e pra que ele nos dê qualquer nova indicação, era pra termos o feito hoje mas esquecemos. Acho que tá dando certo :) , só espero que o Trinity não sofra muuito com o estresse de ser manipulado e apertado todos os dias :(

esse colega é muito bom no que faz..:)
já estive com ele num cngresso sobre cuidados intensivos, e adorei a palestra dele..
soube que ele abriu recentemente, também ai no porto, um centro veterinario exclusivamente dedicado a exoticos.

e descansa, que nao e esse stresse que o mata :)
0.1.0 Cynops orientalis
Tartaruguinha
Adulto
Adulto

Postby T-Rex on Thu Mar 11, 2010 12:11 am

Olá meninas!
Bem! 8) Parece que não andei muito longe da verdade! :lol:
Fico satisfeito pelas melhoras do bicho! :wink:
Só por curiosidade, come estás a aplicar o iodo,Isy?
Pelo que diseste de facto esse doutor parece não ser dos piores! :lol: Estás em boas mãos! :wink:
T-Rex
Adulto
Adulto

Postby Isy on Thu Mar 11, 2010 3:22 am

Olá!
Gostamos do doutor Joel Ferraz, e se tu também o conheces, Tartaruguinha, e achas ele um bom veterinário, que já fique aqui pra posteridade esse nome pra futuros pacientes que precisarem! hehehe
Espero mesmo que o estresse não lhe faça muito mal... porque o Trinity parece mesmo muito abatido! Tem passado os dias parado num canto seco do aquário :( Depois de o tratar, sempre o colocamos na água. Ele sai nadando como se estivesse apavorado, e em algumas vezes sai direto da água, e em outras dá uma passeada, vai pra um canto, e depois sai pra ilha. Vai pro canto da ilha onde há um buraco pra água, e fica a colocar a tirar o rabinho da água hehe Mas dá pena de ver.
Maaass felizmente a perna já está a melhorar! Desinchou bastante, mas ele ainda a matém sempre parada. Quer dizer, até o 2o dia do tratamento ele ainda a usava, e depois passou a deixar a perna sempre parada e pra trás. Ele já trocou de pele 2x e até ontem eu achava que era a pele morta que fazia a perna ficar daquele jeito, mas acho que ontem ele já conseguiu arrancar toda fora e ainda continua assim. Hoje quando formos cuidar dele vejo melhor.
T-Rex, o iodo tá a ser aplicado diluído 1 parte pra 2 de água com algodão. Inicialmente eu embebia um algodão no iodo e passava na perna, mas ele não gostava muito e passei a fazer isso com um cotonete, mais delicado.
Difícil mesmo é dar o antibiótico! O Marcos (meu marido) tem que conseguir manter ele quietinho e depois conseguir abrir a boquinha dele... e eu tenho que acertar a gota do remédio! Isso é que o está a deixar estressado :?

Uma pergunta pra terminar: ele não tem passado tempo na água a caminhar e procurar comida como normalmente. Se colocarmos comida no seco é capaz de ele comer?

Obrigada!!
;) Isy
Isy
Juvenil
Juvenil

Postby Tartaruguinha on Thu Mar 11, 2010 12:50 pm

isso de ele sair da agua assim e stress... mas e normal.. o rapaz nao anda a ter propriamente uns dias descansados...
quanto a comida, nao me parece que coma (mas podes tentar!).. so que, com o stress e tratamentos, parece-me que isso nao vai ser uma das prioridades dele.. mas se ele estava gordinho antes disto udo, nao comer umas semanas nao e grave :)

t-rex, não sejas assim.. o dr. Joel n é o sol (ninguem é) mas e dos poucos vets em portugal que (quase) SÓ faz exoticos.. não e o unico que sabe, mas sabe...
0.1.0 Cynops orientalis
Tartaruguinha
Adulto
Adulto

Postby T-Rex on Thu Mar 11, 2010 2:13 pm

Voces sabem que a pele dos caudatas é muito premiavel, não sabem? Diz quem sabe que se os antibioticos e o iodo forem dados atraves de soluçoes aquosas, ou seja banhos, que ao fim de uns minutos o animal já absorveu o medicamento.
Só por curiosidade Isy, quando falares com o Dr. pergunta-lhe isto, só para ver o que diz? :wink:
cumps
T-Rex
Adulto
Adulto

Postby Tartaruguinha on Thu Mar 11, 2010 2:45 pm

é muito permeavel, mas ha certas moleculas que sao grandes de mais para serem absorvidas assim..
e para alem disso, poes antibiotico na agua.. e depois, deitas fora, certo?
la vai antibiotico (e montes dele, porque tem de estar numa concentracao muito grande para ser absorvido com efeito) para a rede de agua e esgotos.. mais resistencias...
0.1.0 Cynops orientalis
Tartaruguinha
Adulto
Adulto

Postby T-Rex on Fri Mar 12, 2010 6:38 pm

Tartaruguinha wrote:é muito permeavel, mas ha certas moleculas que sao grandes de mais para serem absorvidas assim..
e para alem disso, poes antibiotico na agua.. e depois, deitas fora, certo?
la vai antibiotico (e montes dele, porque tem de estar numa concentracao muito grande para ser absorvido com efeito) para a rede de agua e esgotos.. mais resistencias...

Quem sabe, sabe! :lol:
É obvio que a solução aquosa teria uma grande concentração de medicamento, e já agora estes banhos são à parte durante apenas alguns minutos, lavar o animal e voltar a colocá-lo no aqua e no dia a seguir mais um banho e assim sucessivamente! 8)
Para o antibiotico talvez tenhas razão mas já quanto ao iodo que é aplicado sobre a infecção estás a perder! :wink:
T-Rex
Adulto
Adulto

PreviousNext

Return to Caudata